A Conversa Sobre Gênero na Escola – Aspectos conceituais e político-pedagógico.
A obra A CONVERSA SOBRE GÊNERO NA ESCOLA traz este tema tão importante para o debate na formação continuada dos(as) professores(as) e de todos os atores sociais envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
Muito se discute sobre gênero, mas poucas são as discussões que trazem à luz o verdadeiro significado deste tema e toda a sua construção na formação de crianças e adolescentes, em uma interface com as mais diferentes áreas do conhecimento. Este, inclusive, é o principal diferencial deste livro.
Gênero é proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como uma das abordagens do Tema Transversal Orientação Sexual e está presente na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º quando reconhece que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”.
Mas não é só isso. Tal relevância do tema fez a ONU MULHERES propor um currículo para a abordagem de gênero na escola, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em seu artigo 12, pela inclusão da Lei n.º 13.663, de 2018, apresenta novas responsabilidades para a gestão escolar como o combate ao bullying e à cultura pela paz.
Neste sentido, a diversidade e as questões de gêneros são um dos temas que mais causam conflitos (bullying), preconceitos e discriminação nos espaços escolares e, neste sentido, educadores(as) e a sociedade como um todo não podem fechar os olhos a esta realidade e deixar de buscar o conhecimento.
Por isso, você tem uma ótima oportunidade de começar agora a entender este tema de forma científica e longe das FAKE NEWS. Fazemos este convite a você.
Sumário
Apresentação ………………………………………………. 11
Marcos Ribeiro
Capítulo 1:
O começo dessa história: discussões
iniciais sobre gênero ………………………………………… 17
Eliane Rose Maio (Maringá / PR)
Capítulo 2:
Identidade pessoal e de gênero – papel de gênero – orientação sexual e atividade sexual …… 31
Maria do Carmo de Andrade Silva (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 3:
A abordagem de gênero com crianças e adolescentes …………………………… 49
Vânia Beliz (Beja, Alentejo / Portugal)
Capítulo 4:
Empoderamento de meninas e masculinidades positivas ……………………………….61
Caroline Arcari (Petrópolis / RJ)
Capítulo 5:
A produção das identidades em ambiente escolar: a experiência a partir do olhar de um adolescente …………………………………………… 75
Fabricio Pupo Antunes (Campo Grande / MS)
Capítulo 6:
As políticas educacionais e a questão de gênero .. 89
Tereza Cristina Fagundes (Salvador / Bahia)
Capítulo 7:
Gênero e diversidade sexual: dos instrumentos normativos à prática educativa ………………………… 107
Fábio Meirelles (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 8:
A invenção da “Ideologia de gênero” ……………….. 121
Rogério Diniz Junqueira (Brasília / DF)
Capítulo 9:
Debater sexualidade e gênero em sala de aula é um direito constitucional ………. 141
Mariana Braga (Brasília / DF)
Capítulo 10:
A abordagem do tema sexualidade e gênero em sala de aula ………………………………….. 155
Marcos Ribeiro (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 11:
O trabalho de gênero na interface entre educação e saúde ……………………………………. 169
Christina Gonçalves (Rio de Janeiro / RJ)
Virginia Ribeiro (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 12:
A parceria família-escola: os pais diante da diversidade de gênero ………………………. 185
Ana Canosa (São Paulo / SP)
Capítulo 13:
Gênero e sexualidade em cena: percepções e possibilidades do teatro na escola ………………….. 201
Bruno Ganem (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 14:
Violência de gênero …………………………………………. 215
Marisa Gaudio (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 15:
Raça e racismo: diacríticos fundamentais ao lidar com gênero e diversidade ……………………. 229
Rosiane Rodrigues de Almeida (Rio de Janeiro / RJ)
Capítulo 16:
Nome e transgeneridade. A garantia de acesso a direitos civis, sociais e o seu uso nos registros escolares da educação básica ………………………………………………. 243
Marcelo Dealtry Turra (Rio de Janeiro / RJ)
Organizador: Marcos Ribeiro.
Educador e especialista em Educação Sexual.
Palestrante e autor, premiado pela Academia de Letras, com mais de 10 livros publicados para crianças, adolescentes, pais e professor.
Consultor pontual na área de sexualidade com trabalhos realizados para: John Hopkins University, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Ministérios da Educação, Saúde, Ação Social e Defesa, entre outras instituições públicas e privadas.
Parecerista dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Fundamental I, tema transversal Orientação Sexual) para o Ministério da Educação.
Parceiro de programas de rádio e televisão, jornais e revistas, sendo colunista em tempos diversos nestes veículos.
Consultor/coordenador de curso de Educação a Distância para o Ministério da Educação / TV Educativa, sobre “Sexualidade, Saúde e Prevenção”.
ISBN 978-85-7854-483-6
284 páginas
A Conversa Sobre Gênero na Escola – Aspectos conceituais e político-pedagógico
- Marca: WAK EDITORA
- Modelo: 9788578544836
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