• A Conversa Sobre Gênero na Escola – Aspectos conceituais e político-pedagógico

A Conversa Sobre Gênero na Escola – Aspectos conceituais e político-pedagógico.

A obra A CONVERSA SOBRE GÊNERO NA ESCOLA traz este tema tão importante para o debate na formação continuada dos(as) professores(as) e de todos os atores sociais envolvidos no processo ensino-aprendizagem.

Muito se discute sobre gênero, mas poucas são as discussões que trazem à luz o verdadeiro significado deste tema e toda a sua construção na formação de crianças e adolescentes, em uma interface com as mais diferentes áreas do conhecimento. Este, inclusive, é o principal diferencial deste livro.

Gênero é proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como uma das abordagens do Tema Transversal Orientação Sexual e está presente na  Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º quando reconhece que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”.

Mas não é só isso. Tal relevância do tema fez a ONU MULHERES propor um currículo para a abordagem de gênero na escola, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em seu artigo 12, pela inclusão da Lei n.º 13.663, de 2018, apresenta novas responsabilidades para a gestão escolar como o combate ao bullying e à cultura pela paz.

Neste sentido, a diversidade e as questões de gêneros são um dos temas que mais causam conflitos (bullying), preconceitos e discriminação nos espaços escolares e, neste sentido, educadores(as) e a sociedade como um todo não podem fechar os olhos a esta realidade e deixar de buscar o conhecimento.

Por isso, você tem uma ótima oportunidade de começar agora a entender este tema de forma científica e longe das FAKE NEWS. Fazemos este convite a você.  

Sumário

Apresentação ……………………………………………….       11
Marcos Ribeiro

Capítulo 1:
O começo dessa história: discussões
iniciais sobre gênero …………………………………………       17
Eliane Rose Maio (Maringá / PR)

Capítulo 2:
Identidade pessoal e de gênero – papel de gênero – orientação sexual e atividade sexual ……   31
Maria do Carmo de Andrade Silva (Rio de Janeiro / RJ)

Capítulo 3:
A abordagem de gênero com crianças e adolescentes ……………………………  49
Vânia Beliz (Beja, Alentejo / Portugal)

Capítulo 4:
Empoderamento de meninas e masculinidades positivas ……………………………….61
Caroline Arcari (Petrópolis / RJ)

Capítulo 5:
A produção das identidades em ambiente escolar: a experiência a partir do olhar de um adolescente ……………………………………………       75 
Fabricio Pupo Antunes (Campo Grande / MS) 

Capítulo 6: 
As políticas educacionais e a questão de gênero ..       89 
Tereza Cristina Fagundes (Salvador / Bahia) 

Capítulo 7: 
Gênero e diversidade sexual: dos instrumentos normativos à prática educativa …………………………     107 
Fábio Meirelles (Rio de Janeiro / RJ) 

Capítulo 8: 
A invenção da “Ideologia de gênero” ………………..     121 
Rogério Diniz Junqueira (Brasília / DF) 

Capítulo 9: 
Debater sexualidade e gênero em sala de aula é um direito constitucional ……….     141 
Mariana Braga (Brasília / DF) 

Capítulo 10: 
A abordagem do tema sexualidade e gênero em sala de aula …………………………………..     155 
Marcos Ribeiro (Rio de Janeiro / RJ) 
 
Capítulo 11: 
O trabalho de gênero na interface entre educação e saúde …………………………………….     169 
Christina Gonçalves (Rio de Janeiro / RJ) 
Virginia Ribeiro (Rio de Janeiro / RJ) 

Capítulo 12: 
A parceria família-escola: os pais diante da diversidade de gênero ……………………….     185 
Ana Canosa (São Paulo / SP) 

Capítulo 13: 
Gênero e sexualidade em cena: percepções e possibilidades do teatro na escola …………………..     201 
Bruno Ganem (Rio de Janeiro / RJ) 

Capítulo 14:  
Violência de gênero ………………………………………….     215 
Marisa Gaudio (Rio de Janeiro / RJ) 

Capítulo 15: 
Raça e racismo: diacríticos fundamentais ao lidar com gênero e diversidade …………………….     229 
Rosiane Rodrigues de Almeida (Rio de Janeiro / RJ) 

Capítulo 16: 
Nome e transgeneridade. A garantia de acesso a direitos civis, sociais e o seu uso nos registros escolares da educação básica ……………………………………………….     243 
Marcelo Dealtry Turra (Rio de Janeiro / RJ) 
 

Organizador: Marcos Ribeiro. 

Educador e especialista em Educação Sexual. 
Palestrante e autor, premiado pela Academia de Letras, com mais de 10 livros publicados para crianças, adolescentes, pais e professor. 
Consultor pontual na área de sexualidade com trabalhos realizados para: John Hopkins University, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Ministérios da Educação, Saúde, Ação Social e Defesa, entre outras instituições públicas e privadas. 
Parecerista dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Fundamental I, tema transversal Orientação Sexual) para o Ministério da Educação. 
Parceiro de programas de rádio e televisão, jornais e revistas, sendo colunista em tempos diversos nestes veículos. 
Consultor/coordenador de curso de Educação a Distância para o Ministério da Educação / TV Educativa, sobre “Sexualidade, Saúde e Prevenção”. 
 
ISBN 978-85-7854-483-6  

284 páginas 

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A Conversa Sobre Gênero na Escola – Aspectos conceituais e político-pedagógico

  • Marca: WAK EDITORA
  • Modelo: 9788578544836
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 72,00


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Etiquetas: Conversa, Gênero, Escola, político, pedagógico, sexualidade, educação, Marcos Ribeiro, 9788578544836, WAK EDITORA