• Avaliação cognitiva: princípios e técnicas

Esta obra apresenta conhecimentos teóricos e procedimentos utilizados para a realização de avaliação cognitiva em diferentes etapas do ciclo vital. Enfoca tanto aspectos do funcionamento cognitivo típico como dos transtornos mentais e do desenvolvimento atípico, considerando a avaliação como um processo abrangente que pretende unir os aspectos idiográfico e nomotético para compreensão dos casos.
Revisitam-se conceitos de cunho mais médico, como neuroanatomia, neurofisiologia e plasticidade cerebral, importantes para homogeneizar o conhecimento do leitor, assim como temas clássicos, como avaliação da atenção, memória, linguagem e outros componentes cognitivos. Por meio de exemplos práticos, o livro também discute casos clínicos com o objetivo de auxiliar o leitor a aprofundar o conhecimento no tema e aprimorar o raciocínio em avaliação cognitiva. Há capítulos que tratam do passo a passo das avaliações psicológica e neuropsicológica de funções cognitivas.
A obra destina-se a estudantes e profissionais de diferentes áreas da saúde e educação que têm as avaliações cognitiva e neuropsicológica como foco de interesse. Aborda tanto conhecimentos específicos da psicologia, como testes psicológicos, quanto de outras profissões, especialmente das que se dedicam à neuropsicologia.
 
Sumário
1. Introdução à neuropsicologia: neuroanatomia, neurofisiologia e plasticidade cerebral
2. Ética na avaliação neuropsicológica
3. Novas perspectivas na avaliação e intervenção no desenvolvimento infantil
4. Avaliação neuropsicológica da inteligência e funções executivas: conceitos e aplicações
5. Uso de instrumentos na avaliação cognitiva: testes e técnicas complementares
6. Princípios e técnicas de reabilitação neuropsicológica
7. Avaliação das funções cognitivas na infância
8. Avaliação de memória de trabalho em pré-escolares
9. Avaliação da atenção na infância
10. Avaliação da linguagem na infância e adolescência
11. Avaliação da praxia e dispraxia em crianças e adolescentes
12. Avaliação da nomeação automática rápida e de estímulos alternados e sua importância para a linguagem escrita
13. Adolescentes em conflito com a lei: relações entre impulsividade, funções executivas e fatores sociodemográficos
14. Avaliação neuropsicológica de transtornos mentais
15. Avaliação da deficiência intelectual na infância
16. Avaliação psicológica na esclerose múltipla
17. Avaliação cognitiva nos transtornos de humor e de ansiedade em adultos e idosos
18. Transtornos de ansiedade em crianças e adolescentes
19. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na infância: avaliação neuropsicológica e intervenção
20. Transtornos de aprendizagem: como identificar e intervir?
21. Transtorno neurocognitivo decorrente da doença de Alzheimer: o que precisa ser avaliado e como deve ser feita a intervenção?
22. Acidente vascular encefálico e suas implicações cognitivas

Autores:
Manuela Ramos Caldas Lins
Psicóloga, doutora em Psicologia pela UnB. Professora da graduação e pós-graduação em Psicologia do UniCEUB.

Carla Moita Minervino
Psicóloga, doutora em Ciências da Saúde e pós-doutora em Psicologia Cognitiva. Professora da graduação e pós-graduação da UFPB.

Mônia Aparecida da Silva
Psicóloga, pós-doutora em Psicologia pela UFRGS. Professora da graduação e pós-graduação em Psicologia da UFSJ.

ISBN 978-65-89092-18-6 *616 páginas

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Avaliação cognitiva: princípios e técnicas

  • R$ 275,00
  • R$ 225,00


Produtos relacionados

Divulgação da ciência e literacia psicológica

Divulgação da ciência e literacia psicológica

A obra "Divulgação da Ciência e Literacia Psicológica" representa uma compilação notável de capítulo..

R$ 127,00

Etiquetas: Avaliação, cognitiva, princípios, técnicas, Manuela Ramos Caldas Lins, Carla Moita Minervino, Mônia Aparecida da Silva, 9786589092186, HOGREFE / CETEPP EDITORA